terça-feira, 29 de setembro de 2009

Cada vez mais injustiça...

É com grande espanto que hoje me deparo com uma notícia na imprensa que tem como título: "

France Telecom: já se suicidaram 24 trabalhadores ".

Em vários jornais está presente a dita notícia, mas depois de ler em pormenor a notícia num site de um canal sensacionalista (leia-se TVI24) é com grande revolta e tristeza que vejo escrita mais uma notícia...morreu uma pessoa mas parece que morreu um insecto! Uma empresa que no ano passado teve nada mais nada menos do que um lucro líquido superior a 4 mil milhões de euros, mas os seus funcionários continuam a trabalhar em situaçõespéssimas! Não, não trabalham no meio do lixo mas deduzo que trabalhem num clima de alta competição, com horas extras fora do normal, mau ambiente entre colegas, enfim, vários factores que levaram mais um trabalhador a cometer o suicídio! Acho que todas as pessoas deveriam ler esta notícia e reflectir sobre o que querem das suas vidas.
Em baixo coloco o extracto da notícia.

Um funcionário de 51 anos da France Telecom cometeu suicídio na segunda-feira devido a problemas de trabalho na gigante francesa de telecomunicações, noticia a AFP.

Casado e pai de dois filhos, o trabalhador de uma central telefónica em Annecy (leste) deixou uma carta à família afirmando que o ambiente na empresa estava na causa do seu suicídio.

Este caso eleva para 24 o número de funcionários da empresa que se suicidaram desde Fevereiro de 2008, atitude que os sindicatos atribuem ao «stress» causado pela gestão empresarial e pelas condições de trabalho.

No início de Setembro, o presidente da empresa, Didier Lombard afirmou que a sua preocupação era acabar com a «espiral de suicídios» dentro da empresa. O presidente anunciou, então, uma série de medidas para «sair desta situação de contágio».

Entre as medidas estão os aumentos do número de médicos na empresa e das equipas de recursos humanos, além da disponibilização aos funcionários de psicólogos externos, negociações com os sindicatos sobre o contrato social e uma formação profissional mais intensa para a evolução tecnológica.

A France Telecom tem 100 mil funcionários na França. O Estado controla 26,7 por cento do capital da empresa, que em 2008 registou um lucro líquido superior a quatro mil milhões de euros.


fonte: www.tvi24.iol.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário